sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sinopse sobre o Museu Online da Glória (MOGR)

Numa observação atenta aos sinais primitivos da inteligência revela-se-nos aperfeiçoamentos constantes na comunicação do Homem. As imagens apareceram em primeiro lugar mas, nessa altura, era preciso ir mais além do que os olhos viam e não havia meios de levar os sinais de fumo muito longe. Hoje, temos nas mãos os meios e as imagens, bem como mais inteligência para as fazer chegar onde for preciso. Se os nossos antepassados pudessem contar a sua história com imagens não haveria tanta dúvida para os vindouros decifrarem. Uma imagem talvez não vale mil palavras, como se comenta, mas transporta mais verdade do que outro meio até hoje inventado. Nesse pressuposto surge este sítio na Internet, Museu Online da Glória do Ribatejo, para que os vindouros tenham acesso fácil e cómodo ao passado e menos dúvidas do que muitos de nós tem hoje dessa realidade distante que tantas vezes foi contada de forma duvidosa.

Celestino Silva

6 comentários:

  1. Desde já gostaria de lhe dar os parabéns por este excelente blogue, que tanto honra a cultura gloriana.Para quem tem 24 anos como eu, é bom ter uma ideia do que era a Glória à 20 e tal anos a trás, , como trabalhavam, como viviam o dia-a-dia, etc...
    Este blogue foi uma excelente ideia, e agradeço por partilhar este legado cinematográfico riquissimo com todos os Glorianos.

    Um bem haja Celestino.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Alegrou-me muito receber este elogio sentido de um jovem com 24 anos. Isto sim, orgulha todos os de mais idade como eu. Nunca deixes esse pensamento saudável meu rapaz ... Obrigado "Xano".

    ResponderEliminar
  4. Muito boa tarde Sr. Celestino Silva.
    É com grande agrado que vejo o grande trabalho realizado pelo Rancho da Casa do Povo de Glória do Ribatejo com a principal organização do Sr. António Guedes e com a grandiosa colaboração do Sr. Celestino na realização das filmagens. É de louvar a ideia de registarem o que foi a Glória e as suas gentes.
    Se me permite, com as tecnologias que temos hoje e com o belíssimo trabalho que o Rancho da Casa do Povo de Glória do Ribatejo tem vindo a desenvolver, todas estas filmagens podiam dar verdadeiros documentários sobre a Glória.
    Bom trabalho a todos!

    ResponderEliminar
  5. Boa-noite Caro/a anónimo/a,

    Os vídeos que viu e gostou foram gravados com a preciosa colaboração do RFCPGR, na década 80. Essa menção honrosa jamais lhes poderá ser retirada, pois sempre estiveram disponíveis em muitas das gravações que o MOGR disponibiliza no seu site. Porém, outras entidades colaboraram com trabalhos também excelentes que hoje dispomos. O MOGR não pretende ser algo separado dessas instituições, ele complementa um espaço de oferta e disponibilidade que estava por explorar, apenas isso.
    Quanto à colaboração, o MOGR está de braços abertos para colaborar, como aliás sempre fez através da minha pessoa.
    Celestino Silva

    ResponderEliminar
  6. Permita-me que corrija apenas esta parte do seu comentário (acima): "todas estas filmagens podiam dar verdadeiros documentários sobre a Glória.". Não entendo bem onde quer chegar, mas os documentários a que se refere são verdadeiros e estão acessíveis ao mundo a todo o momento.
    CS

    ResponderEliminar

Museu Online de Glória do Ribatejo (MOGR)